GLOBO.COM - USP INAUGURA LABORATÓRIO DE TECNOLOGIA EM PARCERIA COM A SAMSUNG

15/04/2016

AnteriorPróxima

A Escola Politécnica (Poli) da USP inaugurou, em parceria com a Samsung, um laboratório especializado no desenvolvimento de projetos de tecnologia. O espaço, que tem 300m², fica localizado no departamento de engenharia de produção da faculdade e faz parte do programa internacional de incentivo ao empreendedorismo Ocean, organizado pela empresa de tecnologia coreana.

O laboratório será usado como centro de treinamento e capacitação para o desenvolvimento de projetos relacionados a aplicativos, realidade virtual, games e internet das coisas. A iniciativa tem o objetivo de fomentar o empreendedorismo dentro da universidade e aproximar os alunos da Poli do mercado produtivo.

"Com o laboratório da USP queremos aproximar o mundo corporativo da universidade. Quanto mais próximo estivermos desse ambiente de startups e aplicativos, melhor será para a Samsung", diz Mario Laffite, vice-presidente de marketing da Samsung na América Latina. A Samsung já tinha inaugurado em abril de 2014 um laboratório do programa Ocean em São Paulo, que ficava no bairro de Pinheiros. Segundo a assessoria, o novo espaço inaugurado na USP irá substituir o antigo laboratório.

Além da nova unidade em São Paulo, a Samsung também conta com um laboratório similar em Manaus, na Universidade Estadual do Amazonas (UEA). Nos últimos dois anos, a antiga unidade de Pinheiros e o laboratório da UEA ofereceram, juntas, mais de mil treinamentos e cursos gratuitos para 25 mil estudantes universitários.

Segundo o diretor da Escola Politécnica, José Roberto Castilho, o laboratório irá fortalecer o tripé de atuação da faculdade, centrado em "ensino, pesquisa e extensão". O espaço servirá para aulas de graduação e pós-graduação, fornecerá equipamentos para pesquisas e também oferecerá cursos de tecnologia abertos à comunidade.

Empreendedores e estudantes interessados em participar das atividades dos laboratórios de São Paulo e Manaus podem conferir a agenda completa de atividades no site do programaou no aplicativo Ocean, disponível apenas para Android.

Veja artigo original.