Com diversas atividades para empreendedores e desenvolvedores, Ocean Manaus libera agenda de Março

11 de Março de 2020

As atividades geram certificados com as devidas horas complementares computadas para os participantes.

Está no ar a agenda de cursos e atividades referentes ao mês de março no Ocean Center em Manaus. Com foco na preparação e capacitação dos participantes, a programação é voltada para todos aqueles que buscam ir além de suas capacidades para se especializarem com os profissionais oferecidos pelo Ocean. Todas os cursos e palestras acontecem nos espaços do Samsung Ocean Center, localizado na Av. Darcy Vargas. 1200 - Parque Dez de Novembro.

Todos os cursos são presenciais. No caso dos estudantes universitários, a participação integral é necessária para que ele receba o devido certificado de horas complementares. Além disso, os participantes deverão ter idade igual ou superior a 18 anos durante a realização do curso.

Programação Completa

Desenvolvimento

Nos dias 11 e 13, das 18h30 às 21h30, acontece o curso “Desenvolvimento de Apps para Blockchain Ethereum - primeiro e segundo módulo. Esse curso busca proporcionar aos estudantes um primeiro contato com as ferramentas de suporte ao desenvolvimento de Apps para Blockchain que operam na plataforma Ethereum. O curso será conduzido pelo professor doutor Fábio Santos.

Startup

Nesta quinta-feira (5), acontece mais uma edição do Startup Game Experience com a palestrante Michella Lasmar a partir das 13h30. Neste evento, 16 participantes se unem em volta de um tabuleiro para percorrer a trilha das startups com objetivo de descobrir quais são os conceitos essenciais que fazem com que uma simples ideia ou problema possa se transformar em uma solução inovadora. Com vários desafios nessa jornada, os jogadores têm que lidar com controle de orçamentos, fazer pitch para investidores e muitas outras atividades.

Na segunda-feira (23), das 14h às 18h, acontece a palestra “Finanças Pessoais para Empreendedores de Startup” que tem como objetivo conscientizar o empreendedor da importância de suas finanças pessoais estarem organizadas para fazer uma melhor gestão das finanças do negócio, sem misturar as duas áreas. O curso é prático com ferramentas de educação financeira.

No dia 30, das 18h às 22h, acontece a palestra “Finanças empresariais para empreendedores de Startups”. Neste curso Ellen Lindoso, ensinar os empreendedores da nova economia a trabalharem com os princípios fundamentais das finanças empresariais e gestão financeira para Startups.

Plataforma Unity

No dia 5, das 18h às 22h, o professor Sylker Telles traz aos estudantes o “Laboratório de Jogos Digitais 2D Utilizando Plataforma Unity” com o objetivo de introduzir os participantes aos principais conceitos de jogos digitais e possibilitando que adquiram o conhecimento necessário para desenvolver o primeiro jogo. As inscrições já estão abertas.

No dia 10, com apenas uma sessão, das 14h às 18h, para introduzir estudantes ao universo de desenvolvimento de games acontece o ‘Laboratório de Jogos Digitais 2D Utilizando a Plataforma Unity’. Neste curso os participantes adquirem conhecimento mínimo necessário para que possa desenvolver o seu primeiro jogo dentro da plataforma proposta compreendendo seus conceitos, execução e lógica para a programação.

Internet das Coisas(IoT)

No dia 23, das 18h30 às 20h30, o professor doutor Fábio Santos traz a palestra ‘Combinando Tizen & Blockchain & IoT’. Com este tema, o diálogo irá apresentar como seria possível combinar Tizen, Blockchain e IoT visando uma nova classe de aplicações.

No dia 31, das 8h às 12h, acontece o “Laboratório de IoT com Raspberry Pi” ministrado pelo professor Maurício Figueiredo que traz uma visão geral de soluções de IoT, descrição comparativa de hardwares e kits de desenvolvimento, descrição da plataforma Raspberry Pi, descrição do modelo básico de desenvolvimento de software em Python, Descrição de modelos de desenvolvimento avançados com OpenCV, prototipação de soluções em laboratório. As inscrições estarão disponível a partir do dia 24.

Inteligência Artificial

Na próxima quinta-feira (5), os estudantes receberam o curso “Inteligência Artificial - Fundamentos da Análise de Dados” que será ministrada pelo professor doutor João Batista Ponciano que traz uma abordagem diferenciada para este curso da trilha de inteligência artificial.

No dia 6, das 14h às 17h, acontece o curso ‘Visualização de Dados com Python’ com o professor doutor João Ponceano. Durante as aulas, os participantes poderão obter insights e descobertas relacionando atributos e obter outras informações usando a Linguagem Python e suas bibliotecas de visualização de dados.

Nos dias 12 e 13, das 8h às 12h, o professor Maurício Figueiredo traz o curso “Introdução ao Deep Learning com Python e Keras primeira e segunda sessão. Com alguns conceitos voltados para o uso da tecnologia em comparação com o funcionamento do cérebro humano e prática de processos com modelos de Redes Neurais Artificiais, o curso proporcionará aos participantes análises e discussões sobre os resultados obtidos com os experimentos.

Na segunda-feira (23), das 18h às 21h, fazendo parte da trilha de inteligência artificial com cursos e abordagens práticas, o professor João Ponciano dará continuidade às atividades com a palestra ‘Introdução à Ciência de Dados com Orange Canvas’ trazendo para o público diversas abordagens de trabalho com dados como o acesso, manipulação, limpeza e visualização.

Nos dias 26 e 27, das 14h às 17h, acontece as duas sessões do curso ‘Python para Ciência de Dados’ com o professor doutor João Ponciano. Os participantes que estiverem inscritos para primeira sessão automaticamente estarão inscritos na segunda. Como parte das atividades será introduzido o Jupyter Notebook, as bibliotecas NumPy e Pandas juntamente com seus respectivos Dataframes, além de preparação, transformação e exploração de dados.

Bixby

Nos dia 9 e 10 , das 18h às 21h, acontece a palestra ‘Introdução ao Samsung Bixby & hands-on no desenvolvimento de cápsulas - Trazendo Inteligência à Interface’ com o professor doutor Tiago Eugênio de Melo. Nessa palestra, apresentada em duas sessões, o instrutor traz uma evolução dos principais assistentes de voz disponíveis no mercado e uma descrição do assistente de voz Bixby e as diversas oportunidades oferecidas pela Samsung.

Outros

Na próxima sexta-feira (6), das 18h às 20h, acontece nos espaços do Ocean Center o evento mundial “Open Data Day 2020” que irá reunir interessados nas temáticas de dados abertos e transparência para realizar atividades e debates. Grupos de todas as partes do mundo realizarão este evento. É uma oportunidade para mostrar os benefícios dos dados abertos e encorajar a adoção de políticas de dados abertos no governo, empresas e na sociedade civil.

Do dia 24 a 25, das 18h às 22h, acontecem as três sessões do workshop “Inovação em Turismo” com o objetivo de buscar soluções inovadoras criadas especialmente para a área. A atividade reúne programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software para uma maratona de programação, cujo objetivo é desenvolver um software que atenda a um fim específico ou projetos livres que sejam inovadores e utilizáveis.

No dia 30, das 18h30 às 20h30, acontece a palestra “Como descentralizar o seu Web Site por meio de Blockchain”, ministrada pelo professor doutor Fábio Santos, que traz aos estudantes uma visão geral sobre a computação distribuída, especialmente voltada para o Blockchain na hospedagem de sites e recursos de forma descentralizada.

Para participar, os interessados deverão se cadastrar no site da Samsung por meio do link: http://oceanbrasil.com/agenda/