Repleto de atividades inéditas, Ocean Manaus divulga agenda do mês de Fevereiro

07 de Fevereiro de 2020

Todos os participantes serão contemplados com certificados de horas complementares e muito conhecimento.

O mês de Fevereiro começou e com ele a programação do Samsung Ocean Center. Todas as atividades são gratuitas e acontecerão na Av. Darcy Vargas, 1200 - Pq. Dez (Dentro da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas – EST/UEA). A programação pode ser conferida no site do Samsung Ocean http://www.oceanbrasil.com/ na aba Agenda. A oferta de vagas está sujeita à capacidade do ambiente.

Programação Completa

Desenvolvimento

Nesta quarta-feira (5) e na sexta-feira (7), às 18h, o espaço Ocean recebe o curso de ‘Desenvolvimento de Apps Tizen para Smartwatches’ primeira e segunda sessão. Com uma abordagem prática, este curso tem como objetivo principal proporcionar um primeiro contato com as ferramentas de suporte ao desenvolvimento de apps para smartwatches que operam na plataforma Tizen. O ‘Tizen Studio’ será utilizado como ambiente de desenvolvimento.

Nos dias 11 e 12 , das 14h às 17h, acontece a palestra ‘Introdução ao Samsung Bixby & hands-on no desenvolvimento de cápsulas - Trazendo Inteligência à Interface’ com o professor doutor Tiago Eugênio de Melo. Nessa palestra, apresentada em duas sessões, o instrutor traz uma evolução dos principais assistentes de voz disponíveis no mercado e uma descrição do assistente de voz Bixby e as diversas oportunidades oferecidas pela Samsung.

Startup

Na próxima quinta-feira (6) e no dia 18, acontecem duas edições da Startup Game Experience com a instrutora Michella Lasmar a partir das 13h30. Neste evento, 16 participantes se unem em volta de um tabuleiro para percorrer a trilha das startups com objetivo de descobrir quais são os conceitos essenciais que fazem com que uma simples ideia ou problema possa se transformar em uma solução inovadora. Com vários desafios nessa jornada, os jogadores têm que lidar com controle de orçamentos, fazer pitch para investidores e muitas outras atividades.

No dia 12, das 18h às 20h, acontece a palestra ‘As Startups e os Mecanismos de Financiamento’ com o professor doutor Luciano Santos. A palestra terá duração de três horas e traz aos participantes a compreensão sobre o atual ambiente favorável à inovação e às startups dentro do contexto local de inovação, evidenciando o ‘Marco Legal das Startups’ e discutindo as principais modalidades de financiamento para o negócio inovador. A mesma palestra será apresentado no dia 19 de fevereiro, das 14h30 às 16h30.

Na quinta-feira (20), das 14h às 16h, com abordagens sobre empreendedorismo direcionadas aos desafios de aspirantes neste universo, acontece a palestra ‘Nova Economia - Desafios e perspectivas”, com o professor mestre Ramdas Lopes. O cronograma de atividades objetiva apresentar o contexto da nova economia e as inúmeras oportunidades advindas desta realidade.

Plataforma Unity

No dia 13, com apenas 1 sessão, das 14h às 18h, para introduzir estudantes ao universo de desenvolvimento de games, acontece o ‘Laboratório de Jogos Digitais 2D Utilizando a Plataforma Unity’. Neste curso os participantes poderão adquirir conhecimento mínimo necessário para desenvolver o seu primeiro jogo dentro da plataforma proposta compreendendo seus conceitos, execução e lógica para a programação.

Na quinta-feira (27), das 18h às 21h, acontece a palestra ‘Fundamentos de Realidade Virtual e Realidade Aumentada’ com o professor Sylker Teles. A palestra tem o objetivo de apresentar aos estudantes os principais conceitos de realidade aumentada, possibilitando que eles adquiram o conhecimento mínimo necessário para desenvolver um aplicativo de realidade aumentada compreendida e produzida dentro do Unity.

Internet das Coisas(IoT)

No dia 18, das 14h30 às 16h30, acontece a palestra ‘Introdução a Internet das Coisas (IoT)’ com o professor mestre Maurício Figueiredo. Com objetivo de apresentar uma visão abrangente da área para profissionais e interessados em diversas áreas de conhecimento, a palestra traz apresentação de conceitos, desafios, oportunidades, visão geral de tecnologias e muitas outras curiosidades sobre a tecnologia no nosso cotidiano.

Nos dias 20 e 21, das 14h às 17h30, acontece o ‘Laboratório de IoT com Arduino’ dividido em duas sessões com a presença do professor mestre Maurício Figueiredo. Os interessados devem ter realizado o curso introdutório, pois este módulo de laboratório tem como objetivo apresentar tecnologias comuns para o desenvolvimento de soluções de IoT com exemplos práticos.

No dia 28, das 18h30 às 20h30, o professor doutor Fábio Santos traz a palestra ‘Combinando Tizen & Blockchain & IoT’. Com este tema, o diálogo irá apresentar como seria possível combinar Tizen, Blockchain e IoT visando uma nova classe de aplicações.

Inteligência Artificial

Na segunda-feira (10), das 18h às 21h, fazendo parte da trilha de inteligência artificial com cursos e abordagens práticas, o professor João Ponciano dará continuidade às atividades com a palestra ‘Introdução à Ciência de Dados com Orange’ trazendo para o público diversas abordagens de trabalho com dados como o acesso, manipulação, limpeza e visualização.

Nos dias 12 e 13, das 18h às 21h, acontecem duas sessões do curso ‘Python para Ciência de Dados’ com o professor doutor João Ponciano. Os participantes que estiverem inscritos para primeira sessão automaticamente estarão inscritos na segunda. Como parte das atividades será introduzido o Jupyter Notebook, as bibliotecas NumPy e Pandas juntamente com seus respectivos Dataframes, além de preparação, transformação e exploração de dados.

No dia 14, das 15h às 18h, as atividades de inteligência artificial estarão voltadas para o curso ‘Python para Machine Learning’ com os professores Mário Bessa e Manoel Florencio. Neste curso, os participantes poderão entender e implementar algoritmos de Machine Learning usando a linguagem Python.

Na quarta-feira (19), das 14h às 16h, o professor Mário Bessa traz ao público o curso de ‘Introdução ao Aprendizado por Reforço’ com objetivo de introduzir os participantes ao aprendizado de Máquina por Reforço através da apresentação de conceitos, fluxos de ação, abordagens para problemas, principais algoritmos e muito mais.

No dia 27, das 14h30 às 17h30, acontece o curso ‘Visualização de Dados com Python’ com o professor doutor João Ponceano. Durante as aulas, os participantes poderão obter insights e descobertas relacionando atributos e obter outras informações usando a Linguagem Python e suas bibliotecas de visualização de dados.