Agenda disponível para o mês de janeiro em Manaus

17 de Janeiro de 2020

Cursos e oficinas já disponíveis para o mês de janeiro no Samsung Ocean

Janeiro é mês de férias, mas a preparação e a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho devem estar na meta para 2020. Pensando nisso, o Samsung Ocean Manaus, em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), está com oferta de cursos, oficinas, palestras e experiências nas áreas de inteligência artificial, desenvolvimento de apps, além do maior evento de criação de games: o Global Game Jam.

As programações acontecem na Av. Darcy Vargas, 1200 - Pq. Dez (Dentro da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas – EST/UEA), todas as inscrições são gratuitas e as programações podem ser conferidas no site do Samsung Ocean http://www.oceanbrasil.com/ na aba Agenda. A oferta de vagas está sujeita à capacidade do ambiente.

Programação completa

Nesta terça-feira (14), das 13h30 às 18h30, acontece o ‘Startup Game Experience’. O evento reúne em torno de um tabuleiro dezesseis jogadores que irão percorrer a trilha das startups para descobrir no caminho quais os conceitos chave e essenciais que fazem com que uma simples ideia ou problema possa se transformar em uma solução inovadora. O público alvo são estudantes, profissionais e empreendedores..

Na quarta-feira (15), de 15 às 17h, será realizada a palestra ‘Inteligência Artificial (IA), entenda o que é e como está presente no seu dia-a-dia’. Conforme o professor Mario Bessa, responsável pela programação, a inteligência artificial está cada vez mais em alta. Ela já equipa boa parte dos nossos produtos, dos mais simples aos mais complexos. Está em espelhos inteligentes, em TVs e geladeiras de diferentes marcas, nos diversos softwares e por aí vai. A visão futurista de vida conectada parece estar finalmente se concretizando. Nesta palestra, os participantes vão aprender o que é Inteligência Artificial e seus diversos subcampos, entendendo exemplos de IA no mundo real e em diversas áreas do conhecimento. Por fim, será apresentada a trilha de cursos na área de IA para que os participantes torne-se profissionais requisitados pelo mercado de trabalho.

Ainda no dia 15, das 18h30 às 21h30, o curso de ‘T4 – Desenvolvimento de App para smartwatches – sessão 2’ dará uma visão geral sobre as áreas de Ciência de Dados, como foco em Mineração de Dados e Aprendizagem de Máquina. O curso será das 15h às 17h.

Na quinta-feira (16), da 18h30 às 21h, será realizado o curso ‘M2 - Inteligência Artificial - Fundamentos da Análise de Dados’. O curso, ministrado pelo professor : Prof. Dr. João Batista Ponciano, irá apresentar os fundamentos de matemática, estatística e os principais tipos de visualização gráfica, necessários para o correto entendimento, manipulação e interpretação dos dados utilizados em sub-áreas da inteligência artificial.

Na sexta-feira (17), das 15h às 18h, na trilha da Inteligência Artificial, haverá o curso de ‘M4 - Programação visual para Machine Learnig’

O curso ‘Desenvolvimento de Apps para Blockchain - Módulo 1’ será realizado na segunda-feira (20), das 18h30 às 21h30, e tem como objetivo principal propiciar um primeiro contato com as ferramentas de suporte ao desenvolvimento de Apps para Blockchain que operam na plataforma Ethereum.

Ainda na segunda (20), das 18h30 às 20h30, acontece a palestra ‘Assistente Virtual de Voz em Bixby - Trazendo Inteligência à Interface’. O público alvo é para estudantes, profissionais, empreendedores e interessados em geral. No evento, proferido pelo Prof. Dr. Tiago Eugênio de Melo, será apresentada uma evolução dos principais assistentes de voz disponíveis no mercado e uma descrição do assistente de voz Bixby e as diversas oportunidades oferecidas pela Samsung.

No dia 21, das 13h às 18h30, acontece a segunda edição do ‘Startup Game Experience’, a palestra 'As Startups e os Mecanismos de Financiamento', das 18h30 às 20h30 e o curso de ‘M7 - Introdução ao Aprendizado por Reforço’, das 14h às 17h.

No dia 22 de janeiro será realizado o ‘Desenvolvimento de Apps para Blockchain - Módulo 2’, das 18h30 às 21h30, neste módulo o aluno irá aprender a desenvolver um App para o Blockchain Ethereum. O Visual Studio e o ganache-cli serão utilizados como ambiente de desenvolvimento. E para quem deseja aprender conceitos de Internet das Coisas com uma visão prática de desenvolvimento em plataforma de Raspberry Pi acontece o ‘Laboratório de IoT com Raspberry Pi’, das 14h às 17h30 e das 18h30 às 21h30, o curso de ‘M5 - Python para Ciência de Dados (Sessão 1)’.

No dia 23 de janeiro, com inscrições encerradas, acontece o cursos de 'M5 - Python para Ciência de Dados (Sessão 2 - Inscrição Automática)', das 18h30 às 21h30 e 'Introdução ao Samsung Bixby & hands-on no desenvolvimento de cápsulas - Trazendo Inteligência à Interface', das 14h às 17h,

Já no dia 27 de janeiro, com inscrições também encerradas, acontecem as programações de ‘M3 - Introdução à Ciência de Dados com Orange’ e ‘Combinando Tizen & Blockchain & IoT’ Nos dias 27 e 28 de janeiro, das 9h às 18h acontece, o evento Programa Conecta Startup Brasil - Welcome Aboard (Sessão 1).

No dia 28, o workshop ‘Professores do Futuro’, de 9 às 16h, vai reunir educadores interessados em desenvolver habilidades para fomentar metodologias ativas voltadas ao empreendedorismo nas salas de aula.

No dia 29 de janeiro, das 14h30 às 16h30, será realizada a palestra 'As Startups e os Mecanismos de Financiamento'. No dia 30, das 18h 30 àS 20h30, será realizada a palestra 'Blockchain: Desenvolvedores de Frontend necessitam saber sobre Web3.js'.

E, para finalizar o mês, o Samsung Ocean tradicionalmente sedia o o maior evento de criação de games: o ‘Global Game Jam Manaus Ludus-Ocean 2020’ nos dias 31 de janeiro, 1 e 2 de fevereiro. O evento é um desafio global voltado para o desenvolvimento de jogos com o objetivo de conectar a comunidade gamedev ao redor do globo, estimulando a criatividade e o compartilhamento de experiências. No primeiro dia do evento será definido um tema a partir do qual os participantes terão até 48 horas para desenvolver um jogo. No último dia o jogo desenvolvido será exibido em uma apresentação de até cinco minutos.

Serviço:

O quê:

Onde: Av. Darcy Vargas, 1200 - Pq. Dez (Dentro da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas – EST/UEA),

Informações: https://www.oceanbrasil.com/agenda/